3

A PRAÇA DE CAMPOS NOVOS

Clique para ampliar

Numa das visitas que fiz ao município de Campos Novos- em setembro de 2009 – escrevi o seguinte:

– Se a praça central de uma cidade é uma espécie de cartão de visitas da administração, o prefeito Vilibaldo E.Schmid (PMDB) está feio na foto. A praça tem o piso com centenas de desníveis, vira uma lagoa em dias de chuva e precisa receber nova roupagem, ser modernizada e tal.

Passado alguns meses, a prefeitura do município começou a falar sobre revitalização. Lançada a licitação para a aquisiçào do projeto arquitetônico, estranhamente a arquiteta Lara Titon ( filha do Deputado Romildo Titon-PMDB) foi a vencedora. Por três ou quatro oportunidades, pedi que a administração  explicasse os critérios que levaram à escolha. Nada!

Clique para ampliar

Um vendaval derrubou algumas árvores, a prefeitura eliminou outras e conseguiram destruir uma praça arborizada, bonita e que precisava apenas de revitalização. Revitalizar não é mudar as características.

Resumo da ópera: entre o meu primeiro apontamento, o tal projeto, o vendaval e o início das obras de recuperação, lá se vão quase 2 anos. Sem contar que recentemente, o prefeito queria mudar o nome da praça.

As obras estão em passos quelônicos! Com a temporada de chuvas no inverno e a influência do fonômeno “La Niña”, danou-se! O novo calçamento em paver, está sendo colocado len-ta-men – te! Se o prefeito Vilibaldo pretende entregar a obra como a última do seu governo, que trate de correr.

O deslocamento dos tapumes é outra “encrenca” e o trânsito deverá piorar muito nas imediações.

Vamos testemunhar quando os tapumes vierem para as ruas Marechal Deodoro e Cel. Farrapo!

Sergio Peron

3 Comentários

  1. Em matéria de praça, Jaraguá é uma vergonha. Aquela atrás do Museu virou estacionamento. As otoridades daqui não podem ver uma árvore que colocam no chão. Aquelas árvores antigas que tinham do lado do Baependi, na rua da ponte pênsil, foram destruídas. É uma vergonha total. Pessoal daqui precisa conhecer as praças de Mafra e São Bento e as ruas de Londrina, Maringá e Goiânia.

  2. Isso me lembra o que foi feito no calçadão de Jaraguá anos atrás, onde tínhamos belíssimas árvores. Tiraram tudo para colocar umas “obras de arte” de ferro! Administradores sem visão… engenheiros sem escrúpulos! Povo sem cultura….

  3. Falando em praças. Jaraguá do sul já possui uma praça que, até hoje não vi em nenhuma cidade, é a praça das bandeiras que enche os olhos dos moradores e dos que por alí passam e ninguém sabe o significado destas. E em seguida observa-se calçamento esburacado, postes nas calçadas e os coitados dos cadeirantes e os alunos das escolas sujeitando-se aos buracos na rua com água em dias de chuva e mais a velocidade dos carros que nela fazem suas pistas de corrida. E mais, a praça das bandeiras até hoje só serviu para que os motoristas , depois de umas a e outras ali façam manobras perigosas. fazendo cantar os pneus durante a noite. Os vizinhos aaaahhhaa que se lasquem. Belo exemplo de praça, sem arvores e sem miolo, e sem canalização de bocas de lobo .Somente fantasia de coisas sem o minimo de benefício ao povo de Jaraguá do sul. Viva a politiqueira, é assim que recebemos nossos benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *