45

POUCO TEMPO

Mais alguns dias e acaba o período eleitoral.

Amanhã já termina o horário de propaganda no rádio e TV. No domingo, o grande dia!

Durante o “Café Pensante” de segunda-feira, além de falarmos sobre metodologia e institutos de pesquisas, lembramos um outro fator importante para quem conhece Jaraguá do Sul – a nossa Sodoma & Gomorra da atualidade:

– Com a abertura e contagem de meia dúzia de urnas eleitorais, algo como: Ilha da Figueira, Centro, Vila Lenzi, Barra do Rio Cerro, Santa Luzia e Água Verde, já é possível saber quem vai levar a eleição majoritária.

A tendência do eleitorado é praticamente imutável. Portanto, com meia hora de apuração já haverá alegrias e ranger de dentes.

A demora maior ficará por conta dos candidatos ao Legislativo! Ainda assim, nada que não possa ser previsto!

Recomendo o seguinte:

– Vá no site da Justiça Eleitoral e verifique nome por nome em cada sigla! Separe o candidatos com maiores chances e arrisque uma votação. Lembre-se de que: o quociente eleitoral de cada legenda para ocupar uma cadeira é de aproximadamente 8 mil votos. Feita a votação de legenda, o mais votado será eleito.

O leitor/leitora deve levar em consideração as chamadas “sobras” – votos que ultrapassem os 8 mil e que podem garantir o segundo vereador, por exemplo: é possível que a legenda que fizer 12 mil votos, tenha o segundo eleito.

Faça as contas! É possível que você chegue na seguinte conclusão:

– Tendo em vista os nomes postos por cada partido, o índice de reeleição poderá bater nos 50%.

Sergio Peron

45 Comentários

  1. Por incrível que pareça, alguns vereadores e mesmo ex-vereadores têm uma espécie de “cadeira-cativa” à sua disposição na Casa. Faça o que fizer, não faça nada, ou faça qualquer coisa, sempre terão seus “eleitores-cativos”.
    São os funcionários e suas famílias eternamente ligadas à empresa do candidato, seja os festeiros de plantão que fazem cervejada até em funerais, seja os “batedores de tapinha nas costas”, os amigos baba-ovos cegos, irresponsáveis, desesperados, despreocupados, os que já “estão com a vida feita e querem que o resto se exploda”, enfim.
    Por isso, podem contar com apenas 5 ou 4 cadeiras para novos vereadores, o resto JÁ TEM DONO. Infelizmente é assim. Depois o povão reclama que não fazem porr…
    caria NENHUMA! Na verdade já fizeram, sim senhor: compraram o voto do cara, pagaram por ele das formas mais prosaicas e velhas conhecidas e agora FARÃO O QUE QUEREM COM O MANDATO COMPRADO: a saber: NADA além de esquentar cadeira 2 vezes por semana, serem convidados por suas hostes de puxa-sacos de sempre para suas festinhas ridículas de sempre, receber salários – CLARO! – e posar para as fotinhos idiotas de sempre para as colunas sociais babacas de jornalecos. E agora dos FACES-BUNDAS da vida também, lógico! Ainda tem os “orkuteiros” mas parece que virou demodê, coisa para “indigente social”. E assim a vida segue.
    POVÃO: Enquanto os senhores continuarem confundindo “Escrutínio” com ESCROTÍNIO não vão chegar a lugar algum! Vamos votar em FICHAS LIMPAS e de preferência em vereadores que já não estejam lá há 10, 20 ou até 30 ANOS E NÃO FAZEM PORR@ NENHUMA, C@R@LHO!
    E Aufvodasen!

  2. conforme a cidade cresce, ou seja, novas pessoas vão se instalando, a tendência é estas cadeiras cativas diminuirem, será?

  3. Conheço muitas pessoas que estão instaladas há pouco tempo em Jaraguá, que estão indecisas sobre qual vereador merece seu voto – para prefeito eles já tem uma ideia, mas para vereador eles são votantes “randômicos” e muito confusos.

  4. FALOUUUUUUUUU E DISEEEEEEE.
    TEM UM TAL VEREADOR AI DA BARRA QUE DISTRIBUI AREIA E TIJOLO,NÃO PRECISA NEM MAIS FAZER SANTINHO….
    VAI TRABALHAR, QUER MOLEZA CAGA E SENTA EM CIMA, FORA CONTIGO JACARÉ.

  5. Pois são bem esses votantes “randômicos” e confusos os mais perigosos, ou seja, os mais suscetíveis a venderem seus votos por uma porcaria qualquer, inclusive R$ 50,00 pilas que andei ouvindo que teve este fim de semana num bairro onde tem um imbróglio aí com uma certa ponte que não saiu porque “a justiça não deixou”.

    Sempre digo e repito: o cara que vende seu voto PELO QUE FOR, é o mesmo cara capaz de pôr sua mulher ou filha numa esquina virando bolsinha. É um verdadeiro crápula, gigolô da cidadania, pra não falar logo em CORNO POLÍTICO! Vendem a mãe por umas horas de trabalho de trator, carrada disso ou daquilo, e depois SERÃO OS PRIMEIROS A CHIAR QUANDO NÃO TEM MÉDICO NO POSTO, NÃO CONSEGUEM FAZER CIRURGIAS, NÃO TÊM VAGAS NAS CRECHES E NEM NAS ESCOLAS, e as ruas onde moram estão na merd@.
    E tem gente (aqui no blog inclusive) que “arrota” suas “verdades” contra empresários gananciosos, isso e aquilo, mas ESQUECEM QUE SE NÃO FOSSE POR CAUSA DE UMA PORÇÃO DELES NESTA CIDADE, NÃO TERÍAMOS NEM SEQUER HOSPITAL direito. Assim mesmo há problemas no atendimento de urgência e emergência à população, IMAGINE SE NÃO HOUVESSE ESSES EMPRESÁRIOS!

    Portanto, mão na consciência, força no trabalho e DIGNIDADE NO VOTO! Não vendam, não empenhem, não prometam seus votos para POLÍTICOS SAFARDANAS que a justiça nem sempre consegue pegar com a boca na botija, mas nem por isso deixam de ser safados! Nós que temos orientação, alguma educação e condições para discernir o certo do errado temos a OBRIGAÇÃO MORAL de instruir as pessoas menos conscientes da importância de VOTAREM CORRETAMENTE. Por isso sou a favor também do fim do voto obrigatório, isso ajudaria a pôr certas coisas em ordem neste país!

  6. Vereadores que serão eleitos:
    MARISTELA MENEL ROZA
    JOSÉ OSÓRIO DE ÁVILA
    JUNQUEIRA JR.
    JAIR PEDRI
    ADEMAR WINTER
    EUGÊNIO JOSÉ JURASZEK
    LUIS FERNANDO ALMEIDA
    HIDERALDO COLLE
    NATALIA LUCIA PETRY
    MARCEL F. SALOMON
    JUSTINO P. DA LUZ

  7. Homem Aranha : Acertou sete (O7) !!!, inclusive alguns que não merecem ser reeleitos !

  8. Lamentável. Tem vereador realmente que de tão certo da vitória não fez santinho e não colocou uma única placa. Está no milésimo mandato e nunca fez p… nenhuma.
    Isso pra não mencionar que é um bronco que mal sabe ler e escrever.
    Bem feito para o povo. Merecem…

  9. Numa noite escura, voltando de uma carreata pelo interior, um dos ônibus, lotado de políticos sai da pista, capota duas vezes e cai numa fazenda.
    O fazendeiro acorda assustado e vai ver o que oconteceu.
    Ao se deparar com aquela terrível visão, rapidamente começa a cavar um buraco, onde enterra os corpos.
    Alguns dias depois, um investigador bate a sua porta e faz várias perguntas sobre o acidente.
    – E onde estão os políticos?
    – Eu enterrei eles naquela cova ali!
    – Mas estavam todos mortos? – espanta-se o policial.
    – Bem… alguns diziam que não… mas o senhor sabe como os
    políticos são mentirosos!

  10. caro thezordem, não fica aí lambendo os ovos dos empresários pq muitos deles alimentam esse mercado de compra de voto, seja com dinheiro, distribuição de combustível, propina pra imprensa, obrigando funcionário a fazer campanha pra tal candidato e outras barbaridades…não venha com esse tipo de discurso hipócrita e mentiroso que vai continuar a ser desmascarado.

  11. Homem aranha… avalie melhor as coligações… o Almeida nao elege nem pra sindico e é da mesma coligação do Juraszek. O jair pedri e winter… sao da mesma chapa. ou um ou outro. Não coloque o coração em seus palpites e sim a razão.

  12. A tendência é que na próxima legislatura aumentem o número de vereadores pra 19. Isso irá fortalecer a representação popular.

  13. Na edição de hoje, 3/10, do jornal FolhaSC, na coluna de política da Patricia Moraes, o candidato Dieter Janssen declara que Aécio Neves é a sua referência na política. Esse rapaz deve ser internado. Na rua o que se vê nos cavaletes é Dieter invocando o apoio de Dilma. Mas o alterego do moçoilo é Aécio: inimigo de Dilma e do PT. Dilma quer Dieter mas Dieter quer Aécio. É tratar os petistas de trouxas. É grave um pretendente ao paço não sabe refletir as consequências do que fala.

  14. genu flexo : É sempre bom ver que existem eleitores atentos ao que dizem e fazem os candidatos, eu ainda estou indeciso, agora perplexo com a burrice deste candidato, ou é coisa de caso pensado (da cabeça do tal de Isidorio)…

  15. Porque “POVÃO” inclui um tal de Cob e Gerson B. Se tivesse dito “povinho” estaria sendo demagógico ao afirmar que só pobre se vende por ninharias e migalhas. Tem boçais com acesso à internet – portanto um pouco mais “aquinhoados” – como vocês que se vendem também, seja por combustível, seja por serviços de terraplenagens ou até por cargos os mais diversos, isso sem falar de tapinhas nas costas e energéticos pagos por certos “promoters” organizadores de bate-estacas verdes e outras festinhas bundas onde a boyzada se encontra pra beber até cair e tirar fotos idiotas para suas paginazinhas imbecis em redes sociais escrotas. E esse tipo de candidato também ganha eleição, e não é com o voto de favelado não. Portanto é POVÃO mesmo!

  16. Gê. Você fala em representação popular, vai lá no Congresso Nacional em BRAS-ILHA da Fantasia e TENTA ENCONTRAR ALGUM FARISEU EM QUEM VOTASTE LÁ!
    E se por acaso encontrar, vai ver se o cara tá mesmo trabalhando ou só ajeitando o lado dele.
    Depois tenta dar alguma sugestão, projeto de lei ou palpite para o teu deputado ou senador. Se eles te atenderem, volte aqui e falamos em REPRESENTAÇÃO POPULAR. Lembrando: tem 500 e poucos lá, só alguns poucos têm alguma utilidade e representam alguém ou algum interesse público, o resto amigo… já sabe!
    Se fores pra lá exigir alguma coisa dos caras são capazes de te mandar prender por desacato à autoridade!

  17. “… propina pra imprensa, obrigando funcionário a fazer campanha pra tal candidato e outras barbaridades…não venha com esse tipo de discurso hipócrita e mentiroso …”

    Seria propina se fosse para órgão ou funcionário público, ou político. Sendo a imprensa uma entidade de direito privado, já não é propina. Acontece que interesses excusos permeiam a sociedade como um todo, do político ao empresário. Só que o cara que for honesto, será honesto em qualquer situação. O cara que tem caráter será. Fico mordido por atacarem empresário SÓ POR SER EMPRESÁRIO! Vai ver a história que tem por trás da maioria dos grandes empresários sérios neste país e você vai se surpreender com a história de vida dos caras.

  18. Eh mais ou menos isso, homem aranha. Não sei se o pp faz 2. Caso fizer, pode ser estes dois, este Fernando Almeida, meio azarão não sei… O jarazeck se elege. Os reeleitos, infelizmente… O marcel, acho que sim. Os demais, fica a dúvida…

  19. farias quem vc acha que trabalha com areia na barra,
    quem não precisa de santinhos,
    quem já está mamando na teta desde quando eu era guri pequeno em Barbacena, quem quem quem?
    Winta…PQP que nojo,

  20. Ainda bem que a coligaçao 55 só da beijo abraços aperto de mão creche saude casa asfalto etc etc

  21. Gente ontem a noite tentaram assaltar o Sr ivo por sorte estava com o guarda costa mas tentarão levar os 55.000 mil votos de Dona Cecilia

  22. Farias, Jaires mofada, 600 votos só mano, 6.000 mil placas e placas não votam, sobra pra ele 6001 credores, porque esse é mais enroldado que bombril, não paga ninguem,

  23. Farias, pra garantir, só o Loli traíra e o verde marildo fazem 40.000 votos cada um, então por favor calcule certo a cissa já está garantida com 80.000 votos garantidos, e olha se naquela foto em que ela está de braços abertos ela se ajoelhar elevantar bem mais alto os braços aí sim ela se garante. e tenha certeza que se ela sentar em uma vassoura vai mais alto ainda ela vai para 88.888 votos

  24. Aguardem o dia 07 de outubro e verão: A Cecília vai terminar em 3º lugar. E o Moacir será o prefeito eleito. Chega de mentiras, prefeita laranja, desmandos, nepotismo, filho abrindo empresa para “trabalhar” para a prefeitura, etc ….. Aliás, ninguem mais fala do rombo (ou roubo) da Schuetzenfest de 2009. Cade os mais de 900 mil reais sumidos do caixa da festa. Prefiro não ter mais festa do que fazer festa para nos roubarem. Por isso, voi de MOACIR 22.

  25. É Farias, o Ivo, só andando com guarda costas mesmo. E vc, comece a se preparar, sua boquinha está acabando. A partir de 1º de janeiro de 2013 vc realmente terá que trabalhar. Sua mamata está acabando. Aproveite bem esses últimos 3 meses de salário fácil.

  26. Fedeu says Justiça eleitoral apreende 1.500 panfletos mentirosos
    nos dois comitês da coligação “o bobo novamente”
    da candidata cecília… ”

    onde está isso?

  27. FARIAS….. ESSE QUE PENSARAM QUE ERA O GUARDA COSTAS DO IVO, ERA VC GRUDADO NO SACO DELE, SEU PUXA SACO.
    TE PREPARA ANO QUE VEM ACABA TUA MAMATA.

  28. Me parece que o Moacir está muito bem nos bairros. Vai surpreender mais uma vez. Dita deve ficar em último por causa da imagem aliada à elite. Cecília também está bem nos bairros, mas nada está garantido.

  29. Role, vc esqueceu de complementar : bem MAL nos bairros…, a prova vai ser no domingo..

  30. OUTRO…..ROLE PEGA O FARIAS, PENSA ANTES DE FALAR BESTEIRAS, VCS ESTÃO FAZENDO PAPEL DE IDIOTAS….
    DIA 7 A VERDADE VAI APARECER É 11.

  31. ê povo burro mesmo! Candidato associado à elite? QUAL DELES NÃO É? Talvez o Dr. House por ser médico e assim atender à população em geral – inclusive de baixa renda – pode não ser assim tão caixa alta como outros, mas POBRE NÃO TEM NENHUM! E se ter dinheiro fosse problema na hora de receber votos os candidatos pobres a vereador estariam na frente, O QUE NÃO É O CASO! Todo mundo já sabe QUEM SERÃO OS VEREADORES ELEITOS – os caixa alta de sempre. Os únicos mais humildes lá serão talvez o Justino, o Zé Preto (pela militância engraçada que ele mesmo faz: “Não vote em branco, vote em preto: Zé Preto” ou algum outro presidente de associação de bairros, o resto se não é burguês, é no mínimo muito mais que simples assalariado.
    Como já disse sabiamente o grande Tim Maia, “o Brasil é o único país em que pobre vota na direita e put@ goza.”

  32. É uma vergonha essa estratégia da coligação Nova Jaraguá de querer angariar votos querendo mostrar que está afinado com a Dilma, ou que esta é Dieter…. francamente Dieter, A DILMA NEM SABE QUE VC EXISTE……. mas vc sabe que ela existe. e é só. Péssima estratégia que não vingou, e terá efeito contrário. Politicagem e pura enganação. Acorda povo.

  33. O farias, bateu o desespero, né?
    Afinal de contas, a boquinha acaba em 31 de Dezembro de 2012.
    Mas, responde aí para nós “rapaz”, o que vc vai fazer a partir de janeiro do próximo ano:
    Opção 1 – Vai remendar Pneu.
    Opção 2 – Descarregar caminhão na MTR,
    Opção 3 – Voltar para o Nelo Hotel.
    Opção 4 – Nenhuma das respostas acima (Vai ficar babando o ovo do PD Koronell)
    Responde aí farias…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *