30

CARTA DO PRESÍDIO

Se alguém perguntar como isso chegou até mim e os motivos, direi:

– Não sei e não vi! Motivos? Não tenho a menor ideia!

Qualquer pessoa de inteligência mediana vai ligar uma coisa com outra: o portador da carta esteve no presídio, é leitor do nosso blog/site e pretendia ver a carta publicada.

Também não forneço cópia! Se a pessoa que escreveu confiou – apesar das circunstâncias que a levou ao cárcere e tal – não serei o revelador da sua identidade, nem sob tortura.

Todos sabemos que o presídio em Jaraguá do Sul está com a sua capacidade muito além do suportável. Nem é preciso ser especialista em segurança pública para saber que aquilo é um “barril de pólvora”. Não sou nenhum expert para dizer o que deve ser feito, mas há um cheiro de coisa ruim no ar.

Recebi uma carta de dentro do presídio e que foi escrita no dia 25 de outubro, portanto, há uma semana. Nas entrelinhas, é possível fazer a leitura de tratativas: falam em rebelião, motim e até morte.

Reclamam de maus-tratos! Vejam:

– Não falei com ninguém da administração do presídio e nem eles sabem que recebi a tal carta (saberão agora). Mesmo assim, não creio que alguém “invente” algo desse tipo para prejudicar quem quer que seja! Quem está preso não é flor que se cheire, mas sabe dos limites e dos riscos. Não se adentra alas de presídios levando flores de presente e para muitos dos que estão recolhidos, matar ou morrer são ações muito parecidas.

Salvo raras exceções – quando existe casualidade, fatalidade – quem cometeu um crime, agiu de forma deliberada e com o firme propósito de dar cabo ao feito.

Na minha imensa ignorância, entendo a missiva como um rastilho de pólvora e merecedora de atenção.

Para ler a carta na íntegra( em PDF) , cliquem na sequência: Carta Presidio – parte ICarta Presidio – parte II

Sergio Peron

30 Comentários

  1. NÃO SEI O QUE ESTA POR VIR, MAIS A MINHA OPINIÃO, É DE QUE QUEM NÃO GOSTAR DO PRESIDIO, NÃO FAÇA CAGADA, PORQUE UMA COISA É CERTA LÁ NÃO É HOTEL, LÁ É LUGAR DE BANDIDO E BANDIDO TEM QUE SE FERRAR. ALIAS NUNCA SE VIU TANTA BANDIDAGEM, COMO NA ATUALIDADE, SERÁ QUE ELES OS BANDIDOS SE PREOCUPAM COM O QUE FAZEM PARA CRIANÇAS, IDOSOS, MULHERES, ATIRAM NA SUA CARA E DÃO RISADA, EI VCS QUE ESTÃO NA CONTRA MÃO DO MUNDO QUEREM RECLAMAR DO QUE, PEGA MÃO NUMA ENCHADINHA E VÃO CARPI BEIRA DE ASFALTO CAMBADA DE NÓ CEGO. E TEM UM DETALHE, SE SOLTAR AMANHÃ PODE SER QUE ESTARÃO NA SUA CASA FAZENDO CAGADA. ESTRUPANDO SUA FILHA ETICÉWTARA.

  2. Vagabundo falar em DIREITOS VIOLADOS parece piada!
    Semana passada grampearam um FDP em Sampa que atirou numa menina de 15 anos e respondeu simplesmente que ELA MORREU PORQUE REAGIU! “É isso que acontece com quem reage a assalto!”
    Ano passado outro VAGABUNDO MENOR DE IDADE ficou uma tarde toda com uma arma no pescoço da dona da lotérica lá em Massaranduba e quando pegaram o trouxa ele afirmou friamente: “ESSA É A MINHA PROFISSÃO! É o que eu faço. É o que eu sei fazer! Eu vivo disso!” Como se assaltar fosse uma profissão como outra qualquer!

    CAMBADA DE MALACO FDP, SEGUINTE: CALEM A BOCA! VOCÊS TÊM É SORTE AINDA DE ESTAREM SOMENTE PRESOS, PORQUE SE FOSSE DO MEU JEITO VOCÊS ESTARIAM ALIMENTANDO VERMES E MINHOCAS, SIMPLES ASSIM! PAREDÃO PRA VOCÊS É POUCO, E PRESÍDIO NÃO É HOTEL. É PRESÍDIO MESMO! P R E S Í D I O!
    Não é estância de férias, nem escola, MUITO MENOS MOTEL! Se dependesse de mim ACABARIA COM ESSA IDIOTICE DE VISITA ÍNTIMA TAMBÉM! Não querem ficar sem suas VAGABUNDAS? Pois pensem bem ANTES DE FAZER UMA MERDA! DEPOIS NÃO VENHAM RECLAMAR NÃO! PALHAÇOS! SEM-VERGONHAS! OTÁRIOS!
    E se alguém dos “Direitos Humanos” tentar postar alguma merda aqui, QUE VÃO PRA PUT@ QUE O PARIU TAMBÉM! CARACO!

  3. Oh coitadinhos… Deve ser muito difícil viver sem trabalhar, ganhar comida de primeira, tomar banho de sol, ter cama e moradia sem pagar luz, água e aluguel, passar na frente de trabalhadores em atendimento médico nos hospitais, a família receber R$900,00 por mês do governo, não respeitar a lei e estragar a vida de pessoas descentes… coitadinhos, seus direitos não são respeitados… Por favor, se mata cara! Para de dar prejuízo pra sociedade seu parasita!!

  4. Lamento muito esse tipo de comentário que vem sendo postado. De forma geral, o leigo se manifesta de forma leviana, sempre generalizando, como se não existissem também pessoas que estão nos Presídios ou Penitenciários devido a um deslize ou mau momento na vida. Até parece que somos todos perfeitos e que só quem está no Presídio é bandido. Garanto uma coisa, a maior parte dos bandidos está fora. Lá dentro tem gente boa e má. Todo preconceito e generalização são burros. Não dá para pegar exemplos de crimes brutais e dizer que todo mundo que está lá cometeu esse tipo de atrocidade.

  5. Cê tá “certo”, Pianíssimo! Os presídios tão cheios de “ladrões de galinha”! Infelizmente o fato de não haver políticos nem colarinhos brancos por lá, faz com que os que estejam sejam “gente boa” que cometeram um pequeno “deslize”, tipo assalto a banco, sequestro, homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, estupro… tudo “COISINHA À TOA”!.

    Pois te digo uma coisa: todos eles são “gente boa”, EXCETO QUANDO A VÍTIMA FOI VOCÊ ou alguém de sua família. Aí amigo, o buraco fica mais embaixo, né não? O dia em que tu tiver uma arma apontada pra tua cabeça ou a do teu filho amigo, vais engolir em seco o teu comentário. E tens razão sim, a maior parte dos bandidos AINDA ESTÁ FORA DA CADEIA, e vai continuar assim enquanto tiver tipinhos como você pra PASSAR A MÃO NA CABEÇA DE VAGABUNDO! Vai fazer plantão numa delegacia de polícia num fim de semana e vai ver quantos FDP´s são soltos dentro daquilo que conceituas como “gente boa”. Te garanto uma coisa: salvo em caso de erro judiciário (infelizmente tem, mas é ínfimo) quem tá alí não é por ter roubado carrinho de picolé não.

  6. SOLUÇÃO FINAL, vamos pegar só um caso, de uma pessoa que não tenho relacionamento algum, que é o Fiscal da Prefeitura que foi pego cobrando propina. Ele está lá no Presídio. Cometeu o mesmo ato que muitos dos que aqui comentam já praticou, ou seja, corrupção, seja ela ativa ou passiva é corrupção. É o mesmo crime que comete aquele que dá dinheiro para o policial não multar. Ele foi pego e por isso tem que sofrer e ter seus direitos violados? Não senhor, o direito existe para quem está solto e para quem está preso. Não acredito em pessoas perfeitas e acredito que você não deva ser perfeito também, quem sabe até já deu propina a alguém, afinal, está tão comum no Brasil que todo mundo acha normal, exceto quando alguém é pego em flagrante. Ele não está preso por ERRO JUDICIÁRIO como você disse. Não há estatística sobre erro judiciário no Brasil, mas há uma verdade inquestionável para quem atua no Judiciário: as prisões servem mais para os POBRES do que para os RICOS. Bandido tem que ficar na cadeia, mas o Estado precisa dar uma chance de recuperação e não de destruição.

  7. pianissimo por que tu nao cala boca. ta la porque e um merda. vagabundo.corrente no pe. e vao capina.vai la pregar santinho.nunca devem ter feito algo com tigo ou familiares teus.depois tu volta a vomitar aqui.

  8. Se a o detento que escreveu esta carta fosse um cidadão onesto não estaria preso.Tá pensando que presidio é hotel cinco estrelas.

  9. Concordo com a maioria dos comentários aqui, o presídio deve ser o inferno na terra, para que quem esta fora pense muito bem antes de cometer um crime e quem saia de lá não queira voltar nunca mais!
    Acho que bandido tem direito sim, de escolher o presídio ou a morte!
    Os que cometem deslizes ou transgressões leves deveriam sim prestar serviços sociais para compensar os traumas causados. Algo que lhes cause constrangimento, no bom estilo dos castigos que os pais custumavam aplicar em seus filhos, antigamente e que faz falta hoje em dia.
    Não é o caso do fiscal citado anteriormente, que é reincidente e merece sim pagar por seus atos, sem dó nem piedade.
    Porque enquanto as pessoas não tiverem medo da cadeia, nada vai mudar, o medo é uma das maiores forças que movem a humanidade, basta usa-lo a favor da sociedade, não contra ela.
    Quem tem penínha, assim como o pianíssimo, que crie uma ONG e leve pra cuidar em casa, sem contar com verba pública para isso!!!

  10. Mais uma coisa!!!
    É uma piada mesmo, reclamarem que não tem médicos, remédios e que “necessitam de atenção especial”, chega a ser uma afronta aos cidadãos de bem e trabalhadores que fazem a sociedade funcionar e que muitas vezes, tem tanta dificuldade para ter acesso a esses direitos!
    Penitenciária = “Estabelecimento oficial destinado à prisão de pessoas condenadas à pena da privação da liberdade”, ou seja, penitenciário tem mesmo é que PENAR!
    Se quiserem se rebelar, queimar os colchões e se matarem entre si, que o façam! É um favor que nos fazem e depois, se quiserem um lugar limpo pra ficar, que limpem sozinhos e durmam no chão duro!
    Força aos cidadãos de bem, e parabéns aos policiais que prendem e aos agentes prisionais que “cuidam bem” deles!

  11. Pianíssimo, entendo o que queres dizer no sentido de que o ser humano precisa ter respeitados os seus direitos, mas transformar presídio em hotel não vai solucionar a criminalidade. O Brasil é de um anacronismo sem tamanho, quando é o ÚNICO PAÍS DESTE PLANETA que quer COMBATER AUMENTO DE CRIMINALIDADE COM DIMINUIÇÃO DE PENAS!
    Acabo de assistir ao Jornal Nacional onde vi que um tal de “Coroa” traficante preso num presídio lá no finzão do nordeste, distante 2.480 Km do Rio de Janeiro, CONTROLA DE LÁ 15 FAVELAS NO RIO, mandando e desmandando no tráfico e na vida social das favelas, com seus capangas, armas e evidentemente, celulares. Pergunto: COMO É QUE PODE? Não é direito demais pra pouco dever? Não tá havendo moleza por acaso?

    A propósito, você sabe quando foi a última rebelião em presídio nos Estados Unidos? Acredite: foi em 1976! Isso mesmo! 1976. E sabe o que acontece com neguinho que tenta entrar com celular dentro de presídio lá para repassá-lo? VAI EM CANA TAMBÉM!

    Aqui as megeras e vagabas que vêm visitar seus machos presos para essa piada que é a tal de visita íntima ACHAM RUIM QUE HAJA VISTORIA ÍNTIMA! Chegam a portar 3 CELULARES e carregadores nos lugares que você possa imaginar.

    Acho que preso tem direitos sim. Ele poderia escolher entre trabalhar para comer, beber e dormir decentemente ou ficar sem trabalhar, porém comendo pão seco e água, já que não se pode deixá-lo morrer de fome. O que você acha que eles fariam? Continuariam jogando futebol e tocando pagode o dia inteiro, planejando o próximo golpe para quando saírem de lá?

    Chance de recuperação? Ótimo! Você acredita nisso? Eu também. Assim como acredito em Papai Noel, Fadinha do Dente e que o Lula não tem nada a ver com o mensalão também. E como já disse o Amigo no post acima, quem tiver pena QUE LEVE OS CARAS PRA SUA CASA, pra ver se são tão coitadinhos assim.
    O sobrinho do Bandido da Luz Vermelha em Joinville recebeu o tio em casa quando terminou de cumprir a pena e uma semana depois o cara tentou matar o próprio sobrinho. É mole ou precisa desenhar?

  12. bom, deu pra ver que o autor da carta escreve muito melhor do que muitos que frequentam este site e deixam suas mensagens. Tem gente “instruída” e “da alta” que não conseguiria escrever uma carta.
    No mais, são acusações graves. Claro que os que estão presos lá não são santos e tem que pagar pelos erros, mas, o que foi relatado na carta merece uma apuração séria. Diretor e agentes participando de agressões e tortura é uma acusação gravíssima.

  13. Me dá uma peninha… Já vi de perto cada situação, que não me remete a nenhum remorso. Tem inocente na cadeia? Tem claro, assim como tem trabalhador passando fome, não tem onde deixar os filhos, não tem médico quando precisa, tem mais de um emprego, faz bicos para sustentar a família… lá no presídio, não importa o crime, o sujeito deve para a sociedade. É o que temos no momento para nos separar deste tipo de pessoa. Denúncias? Podem ser investigadas. Agora, com muita calma, que hotel 5 estrelas é para poucos…

  14. Me dá uma peninha… Já vi de perto cada situação, que não me remete a nenhum remorso. Tem inocente na cadeia? Tem claro, assim como tem trabalhador passando fome, não tem onde deixar os filhos, não tem médico quando precisa, tem mais de um emprego, faz bicos para sustentar a família… lá no presídio, não importa o crime, o sujeito deve para a sociedade. É o que temos no momento para nos separar deste tipo de pessoa. Denúncias? Podem ser investigadas. Agora, com muita calma, que hotel 5 estrelas é para poucos…

  15. PIANISSIMO, PEGA AMANHÃ VAI LÁ NO PRESIDIO, E LEVA PRA VC QUANTOS DETENTOS QUIZER, SÓ CUIDA QUE ELES NÃO VÃO RESPEITAR NEM VC NEM SUA MULHER E MUITO MENOS SUAS FILHAS SE TIVER…. SE BOBEAR VÃO ESTRUPAR ATÉ TU. E CUIDA DA MAMÃE TAMBEM.
    O TEU COMENTÁRIO É SEM NOÇÃO….PERDEU A OPORTUNIDADE EM FICAR QUIETO.

  16. Meus amigos,
    Presídio não é hotel! Mas não pode existir torturas…
    Esta carta anda circulando pela cidade e tem um único proposito: tirar o diretor do presídio de jaragua, que é um agente penitenciaário serio, honesto e muito rígido no cumprimento da lei de execucao penal… mas se tirarem ele, virá outro tão ou mais rígido que este… essa nova leva de agentes prisionais, policiais civis e militares, delegados, promotores, juizes, etc, estão vindo sem o ranço de antigamente… e os que estão acostumados aquele “oba-oba” de antigamente onde tudo se conseguia na base do jeitinho, estão se incomodando…
    Pelo que eu tenho visto na imprensa e por comentários, o presidio de jaragua é um dos melhores de SC e conta com o apoio do empresariado de jaraguá, do MP, dos juizes e da oab…
    Reclamam de 2 horas de banho de sol? Mas é isso que ta previsto na lei de execucao penal… o resto é liberalidade….
    A pergunta que fica é a quem interessa um presidio bom e organizado? Os presos, que estão se organizando cada vez mais, não querem… eles ainda querem aquela velha formula do jeitinho… onde tudo se conseguia com jeitinho ou com dinheiro… e quem luta contra esse ranço de antigamente, é alvo desses interesses… preso quer ter a chave da cadeia, quer mandar na cadeia, quer dizer quanto e quando vão ter regalias…
    Agora caro Peron… ao invés de publicar esta carta com estas afirmações graves e distorcidas, não valia a pena tentar checar a veracidade dessas informações… bastaria uma visita ao presidio, uma conversa com os empresários da acijs ou uma ida ao ministério público, vara de execução penal ou oab para ver se isto tudo é verdade ou é apenas uma forma de tentar tirar o diretor do presidio de jaragua???
    Um advogado de Jaragua.

  17. Ilustre Patrick!
    Atente bem para o que escrevi em negrito!
    Não sei se o tal diretor é eficiente ou deixa de ser. Se cumpre com suas obrigações funcionais, ótimo.
    Observe também que faço um alerta sobre a tal carta: cito as entrelinhas.
    Quem deve observar a gravidade das acusações não sou eu, mas quem tem responsabilidade sobre os presos.
    Também não disse que os detentos “são anjos”, muito pelo contrário.
    Por fim: se o diretor do presídio é a eficiência personificada, não há com que se preocupar!

  18. Pelo menos atualiza a foto do presídio no blog, porque esta que está, está totalmente desatualizada hoje pelos menos ta com cara de presídio, e pelo que vejo com normas, como deve ter uma unidade.

  19. Patrick!
    A foto é do presídio de Jaraguá do Sul.
    Você é advogado ou editor?
    Está preocupado com o diretor do presídio, com a possibilidade do autor da carta ter mentido ou com a foto?
    Decida-se!

  20. Senhor Solução Final, pq só citar a classe política? Todos sabemos que tem uma ala safada de empresários por aqui corruptora e que qdo pode embolsa dinheiro público. Não fica nesse discurso simplório e abre o leque.

  21. 9mm, se observar meu comentário com atenção, verás que falei também em colarinho branco, e aí se encaixa em todos os demais, inclusive os empresários, sonegadores e demais safados que permeiam a sociedade em geral, assim como pagodeiros e jogadores de futebol milionários que estão “assim” com os traficantes e tantos outros crápulas – inclusive frequentadores de páginas sociais dos jornais e com paginazinhas ainda mais “lindas” em redes sociais babacas, e que são bajulados de alto a baixo pelos mais diversos setores da sociedade – especialmente pelos pobres.

    Irrita-me profundamente saber que chegamos hoje – 2a-feira 05 de novembro – ao número 90 de policiais mortos desde o início do ano só na cidade de São Paulo – e que vagabundos presos consigam comandar isso de dentro de presídios. Há uma guerra declarada por parte da bandidagem e NÓS ESTAMOS DORMINDO DE TOUCA, discutindo se a comida desses vagabundos está quentinha, se menor de idade deve ou não ser punido, se vagabundas podem ou não enfiar celulares e drogas “lá” e depois desová-los durante essa piada que é a visita íntima tranquilamente e ainda sair de lá grávidas de pais presos, se juízes corruptos e criminosos devem ou não ser punidos, se os colchões queimados em rebeliões devem ou não ser substituídos, essas coisas… (IF I HAD MY WAY, I WOULD HAVE ALL OF THEM SHOT! – Roger Waters)

  22. Concordo sim com a pessoa que escreveu essa carta, realmente, meu marido passou pela Tranca de Presidente Venceslau e lá eles são muito humilhados, maltratados e correm risco de morte, ,acho isso um absurdo, eles já estão pagando pelo que fez, estão preso, mas nem por isso os agentes penitenciários tem o direito de fazer isso com eles, e quem critica o preso por fazer essa reclamação, no minimo não tem família que infelizmente passa por isso, não é orgulho nenhum eu dizer q meu marido infelizmente optou por essa escolha, mas também acho q eles e nem ninguém, tem o direito de fazer eles passar por essas coisas, depois querem q eles tenham bom comportamento? Por isso que acontece rebeliões e agente mortos! Também não é pra menos, duvido que se fosse vocês preso no lugar deles se não iriam reivindicar pelos seus direitos!

  23. Muito tocante teu comentário Aline. Mas e os DIREITOS DAS VÍTIMAS? Como é que fica nessa história? A malandragem sabe que as prisões brasileiras são esse lixo todo e NEM ASSIM FAZEM ALGUMA FORÇA PRA FICAR FORA DESSA? A culpa é da vítima, então? É da polícia que os prendeu? Da justiça que os condenou? SÓ O QUE FALTAVA!

  24. Não, a culpa não é da polícia e muito menos das vitimas, mas nem por isso os agentes penitenciários tem o direito de maltratar os presos, eles já estão pagando pelo oq fez não estão? E meu comentário não foi pra tocar ninguem! Opinião é pra se expressar da mesma forma que vc expressou a sua.

  25. Cara Aline. Não sei o que fez o seu marido para estar lá. Espero que não tenha feito nada de muito grave contra ninguém e também não lhe desejo nenhum ma, e que saia de lá o quanto antes, volte pra família e não apronte maisl.

    Apenas digo pra você uma coisa comum à bandidagem em geral, trata-se inclusive de uma letra de música do grande Bezerra da Silva – que além de sambista também tinha suas malandragens, mas numa de suas músicas ele diz o seguinte, uma grande verdade:

    “VOCÊ DE REVÓLVER NA MÃO É UM BICHO FEROZ, É SIM!
    SEM ELE, ANDA REBOLANDO E ATÉ MUDA DE VOZ!” (Bicho Feroz – Bezzerra da Silva)

    Ou seja, resumindo em miúdos, quando os caras tão na rua barbarizam com homem, mulher, velho ou crianças e são MACHOS PRACA… quando vão em cana viram umas tremendas bichonas, e se sentem cheios de direitos, isso e aquilo! E tem gente (de bom coração até) que cai na conversa desses safados. E é por isso que tem tanta gente com mais pena de malandro do que das vítimas deles – que muitas vezes estão até mortas e não podem mais falar com ninguém, nem reclamar do estado em que estão: mortos. Ponto Final. A propósito, já conversasse com a família daquele funcionário daquela empresa de publicidade aqui de Jaraguá que foi assassinado? Não? Acho que eles não vão querer muita regalia pros vagabundos que estão em algum inferno por aí, onde eles mesmos fizeram força pra entrar.

  26. Realmente, concordo 100% com você sobre esses bandidos que matam e roubam comércio de rua, deveriam ter pena mais severas sim, no caso de morte, nem deveria ter beneficio, ,deveria cumprir a pena de ponta a ponta, meu marido roubou patrimônio público , que pra ser sincera, acho bem feito pro governo, pelo fato deles nos roubar na cara dura e ficar por isso mesmo.

  27. quanta hipocrisia nessas pessoas . todo mundo erra , certo ? e pra que julgar ? na Biblia se dia : Olha e vigiai , mas nao a vida dos outros . beleza que quem esta lá fez algo de errado , obvio . pois se nada tivessem feito , nao estariam la . mais eles nao deixam de ser pessoas , de terem sentimentos , de sofrer .. nao deixam de ser humanos . e nao precisam ser tratados dessa forma . toodo mundo merece respeito , por pior que ele seja . algum de voces ja imaginaram esta lá por inoscencia ? mais para a policia e diante a sociedade hipocrita como voces , voce seria o acusado , voce nao seria o inoscente . e sofreria o mesmo que essas pessoas estão sofrendo . apontar os defeitos dos outros sao sempre bom , ne ? HIPOCRITOS . garanto que muita das pessoas que estão la , mudarão de vida depois que sair dali de dentro . certo que um PRESIDIO nao é um hotel . maais ninguém também não morreu e foi jlgado condenado por DEUS para ir pro inferno . que tipo de reassociação é essa ? pessoas que tão la pra sairem melhores do que entrou , dessa forma com esses maus tratos é praticamente impossivel sair melhor . nao tem como . as pessoas que sao maltratadas vao sair com raiva , odio . e a culpa de que se eles fizerem algo errado , é de quem os trataram mal . é de pessoas HIPOCRITAS como voces que nao sabem da uma segunda chance a quem erra . Deus fala de 7×70 só quem conhece a palavra de DEUS vai saber oq isso significa . deixem de ser HIPOCRITOS , é por isso que o mundo nao anda bem , por pessoas como voces , que ao inves de estender a mão e ajudar , atira pedras e acusam . se vocês não valem nada como pessoas por serem assim , nao exijam pessoas boas . porque voces nao os dao a oportunidade de mudar !

  28. Eles são errados sim mais vocês falam assim porque não tem nem um filho ou parente preso . Vocês não sabe como é triste , so sabem julgar , mais eu espero que um dia vocês passam por uma situação de ter alguem que goste muito pra ver o tanto que é bom .

  29. A ignorância que o ser humano é capaz de exalar me enoja!
    A parte podre do mundo está como está graças à todas essas pessoas que cagam pela boca e se acham no direito de generalizar e julgar seus semelhantes da forma como bem entendem.
    E sim, eu estou julgando aqueles que julgaram de forma cruel e insensata o assunto abordado. Não é sempre possível fugir desse ciclo, mas se pode escolher a direção que seguirá nele.
    SHAME!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *