92

PRATICANDO

Hoje estou praticando meu lado “agricultor”: preparando saquinhos de leite para plantar algumas sementes e cuidando de outras que estão germinando. Algo relaxante e bom de fazer.

– Quer melhor presente do que uma árvore frutífera e exótica?

Já distribuí mudas de lichia e bacupari. No mês de julho/12 – precisamente no dia 20 – plantei 9 sementes de bacupari. Nunca vi demorar tanto para germinar! Apesar da sua rusticidade (se adapta muito bem em qualquer tipo de solo), requer alguns cuidados e na fase adulta dá uma boa árvore, podendo atingir de 3 até 15 metros de altura (geralmente fica muito grande quando é nativo)

– Querem uma aulinha sobre bacupari? Então vamos lá:

Produz frutos redondos, pequenos de casca fina e lisa de cor amarela ou laranja, o sabor dos frutos é agridoce.Estudos realizados pela Universidade estadual de Campinas e pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba mostram que o Bacupari possui uma substancia chamada Epiclusianona (principalmente na casca) essa substancia pode ajudar na prevenção do câncer de ovário, próstata, rim, língua e pele (melanoma).

O bacupari começa produzir a partir de 3 anos de idade e os frutos podem ser consumidos in natura ou como geléia.

Como citei anteriormente, são 9 sementes! Quem quiser uma mudinha, me avise ali nos comentários.

Sergio Peron

92 Comentários

  1. é a fruta que mais gosto…..mas difícil de encontrar atualmente…, se tiver uma chance de ter uma mudinha, eu agradeço…

  2. por favor vou ate o cafa amanha pegar uma muda se for possivel.testarei sim. obrigado.

  3. a pinga com a fruta poderia dar uma dose pro anao pervsso rezador pra ver se se orientakkkkkkkkkk

  4. Peron, reserva uma muda pra mim. As sementes que me destes, não vingaram!
    Penso que esqueci que plantas também precisam de água. Hehehe.

    Abraços

  5. SERÁ FACIL IDENTIFICAR QUEM POSTA NO BLOG DO PERON…….
    É SÓ OLHAR NO POMAR E IDENTIFICAR O PÉ DE “BACUPARI”.
    OTIMA IDÉIA É UMA FORMA DE PLORIFERAR A PLANTAÇÃO DESTE FRUTO.

  6. Pack, boa idéia. Pena que leva uns 20 anos para se poder ver a árvore. Quem dirá reconhecê-la pelos frutos. Tá mais fácil é identificar outras “plantinhas” por aí. Cana-brava, tiririca, canela m…, pé-de-cana…
    A propósito, Peron. Se quiser posso lhe fornecer para doação via blog – gratuitamente, é claro – mudas do tal de Grumichama. Tenho uma porção disso. É só avisar que preparo elas e as deixo com o pessoal do Café.
    É uma frutinha nativa de pouco valor gustativo mas que atrai muitas aves, e dá uma árvora bonita.

  7. Foi o que me disseram quando comprei uma muda num caminhão. Aos três anos ela morreu! Melhor sorte para suas mudas, Peron. Você teria uma de Lichia para doar?

  8. oi gostaria muito pois o melhor de planta esse tipo de fruta e que hoje em dia
    não temos mais esse tipo de fruto a nova geras-ao nunca ouvirão falar .temos que cultivar o que temos de melhor.

  9. . . . oi Sergio . . tudo bem?? . . . . caso sobre muda aí você pode passar-me uma? . . . Na verdade consegui seis sementes das frutinhas que chupei (maravilhosas) e não sei como plantá-las sem que morram . . . Consegue ensinar-me?? Agradeço! . . Feliz 2013!! Meu skype é lucelyareis

  10. gio,tenho um pé de bacupari de 1 mt e meio,mais ou menos,faz uns 2 anos que plantei,e já me deu muitos frutos,más igual este ano nunca,deve ter mais ou menos de 100 a 150 frutos,uma arvore desse tamanho, é lindo,e a semente germina com qto tempo,e é preciso alguma cois especial para germinar ou só terra normal.Um abç.

  11. oi moro em porto alegre e gostaria muito de ganhar uma mudinha de bacopari para plantar
    na chácara por favor se tiver condições de me mandar eu ficarei muito grata

  12. Tenho dois pe de cacupari carregadinho.as frutas caen no chao. Mais numca vi nem uma muda mim da dicas de como fazer mudas. Vendo sementes tambem entre em contato 062 99678915

  13. Olá Sergio!
    Fiquei feliz em ler a sua aula sobre o bacupari, me arremeteu aos anos 40. Lá na roça distante da cidade, tínhamos tantas arvores dessa especie que faziamos guerra com os frutos, coisa de moleques. Hoje raridade poucos conhecem. Espero em uma proxima aula o senhor falar sobre o Jaracatiá.
    Muito grato

  14. Olá Sergio, acerca de oito anos ganhei uma muda desta fruta. A pessoa que me deu essa plante disse que era pitomba. Recentemente me disseram que era achachairu (típica da Bolívia). hoje vendo a propaganda na globo vi a fruta mas com o nome de bacupari. Eu te pergunto? É a mesma fruta? prq quando vc chupa uma fruta vc não não quer para mais, tem alguma propriedade nela? fico aguardando resposta, obrigado.

  15. Olá Luciano!
    Olha, o bacupari é uma fruta maravilhosa e a árvore quando carrega dá gosto de ver: folhas verdinhas e uma imensidão de frutos amarelinhos
    Uma fruta leve , de gosto agridoce e deve ser por isso que não temos vontade de parar. Desconheço qualquer outra propriedade, a não ser muito saborosa.
    Um grande abraço

  16. Olá gostaria de conseguir uma muda desta pois estou com meu Pai no hospital com problema de câncer .

  17. Oi Vanessa!
    Estimando melhoras para o seu pai, peço-lhe que me ligue para viabilizarmos a tal mudinha.
    Meu telefone (47)8838.61.46

  18. Olá Sergio, gostaria de umas informações,plantei uma semente de bacupari a +ou- uns quinze anos, a planta tem mais de dois metros, e ate agora ainda não deu fruto.
    Onde esta plantada tem bastante sombra de outras árvores, seria por causa da sombra que esta demorando pra dar frutos ?
    Tenho também uma árvore de cambucá, esse demorou uns 13 anos para começar a dar os primeiros frutos.
    Hoje já tenho mudas
    do cambucá com mais de dez anos,se o amigo puder me ajudar agradeço desde já.
    Moro em Cascavel Pr, meu tel , 45 99838833, um grade abraço. Jorge Cândido.

  19. Prezado Jorge!
    Agradecendo o seu contato, vamos pontuar:
    1 – O tamanho da árvore do Bacupari está correto. Trata-se de espécie frondosa e de bela folhagem.
    2 – Estranho: nenhuma das duas espécies demora tanto para produzir. De quatro a seis anos já é possível colher os primeiros frutos.
    Talvez (mas só talvez), a falta de nutrientes no solo tenha sido o motivo do retardamento. Tente uma correção: espalhe um pouco de calcário em volta do pé (em círculo ou meia lua) e com distância de 1 metro do tronco.
    Grande abraço

  20. oi sergio, meu marido sempre falou nesta fruta ele tem 62 anos e foi criado com a mesma,ele ficaria muito feliz de receber uma muda, o que tenho que fazer para adquiri-la ?
    moramos em florianópolis sc, agradeço.

  21. Bom dia sergio, pretendo adquirir uma muda desta planta, onde no meu sitio cutivo plantas exoticas, como poderei adquirir uma muda desta planta ?

    Moro em contagem , MG

  22. Sergio Peron, gostaria de receber umas sementes dessa frutinha porque talvez seja mais dificil adquirir a muda pela distancia de cidades. Como posso receber e como plantar?

  23. Sou muito curioso e gosto de fazer experiências com tipos de fruta.

  24. Tenho um pequeno pé de bacupari em um rancho e apesar de pequeno ele dá muitas frutinhas. Mas até hoje não pensei em fazer muda. Agora vou ser obrigada a vender o rancho e não tem frutas para fazer muda. Seria possível vc enviar alguma semente para mim?

  25. roberto:

    Plante num saquinho (que pode ser dele leite, feito de jornal, plástico.
    Depois – com dois palmos de altura – transplante para o chão – se possível em terra boa!

  26. Bom dia Sergio Peron. Encontrei o seu blog buscando informações de como plantar o Cupari. Há mais ou menos 20 anos atrás, pescando pacu (a pé) na fazenda de um cunhado no pantanal de Poconé-MT, fui apresentado ao CUPARI. Capturamos muitos pacus utilizando esta fruta como isca, que eram apanhadas no pé (com lâmina d’agua entre 0,40 a 1,0m). Esta fazenda foi vendida ha muitos anos e nunca mais vi a fruta. Hoje, com 68 anos e morando em Cuiabá, dirigi-me a um posto de vacinação contra a gripe. No quintal do posto, tem um maravilhoso pé desta “Garcinae”, completamente carregado (mês de maio). Catei algumas sementes e vou tentar as mudas (temos um pequeno pesqueiro as margens do rio Cuiabá), e estou plantando ali diversas iscas (mudas). Vou tentar também comprar mudas prontas, embora acredite na dificuldade de transporte para Cuiabá.
    Obrigado pelas informações.
    Abraços João Pinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *