5

LICENCINHA…

…que vou prestar uma homenagem e ao mesmo tempo uma justificativa de que “valeu a pena”.

O homenageado é meu querido amigo Rainer Wiele (que pelo nome e sobrenome, é baianíssimo), coração generoso e apreciador da boa mesa. Em dezembro do ano passado (no Café Pensante) comentei que pretendia comprar um forno elétrico – para aquelas experiências todas da culinária e tal. Me disse Wiele:

– Deixa que eu vou ver pra você!!

Mais influente do que padre em cidade pequena – não só viu, como comprou e pagou. Ressarci o valor – que foi menos da metade do custo normal: um forno Mueller zero bala, 40 litros – aquele que prega botão, costura gola, anima festinha de batizado, casamento, assa, gratina e tra lá lá.

Ainda em dezembro, fomos comprar carnes de porco no bairro Santa Luzia (Tomelin): paletas, lombos, linguiças, torresmo e eticétera. Dessa vez, Rainer Wiele não me deixou pagar! Hoje pela manhã – de novo no Café Pensante – prometi:

– Rainer! Vou fazer aquele lombo recheado com cenoura, ameixa e azeitona. Tudo acompanhado de saladinha de almeirão com cebola argentina (branquinha).Vou enfeitar com abacaxi, fazer uma foto e postar em sua homenagem.

O lombo estava marinando desde a manhã de hoje! Por volta das 12.30 min iniciei o ritual. Um “aperitivozinho” básico, paciência de monge budista e às 15.30 min me entreguei aos pecados da gula: foi a hora em que almocei!

Pensando bem, vou mudar de profissão!

– Está aí Rainer! De tão bom e saboroso, é para comer ajoelhado, rezando!

Clique nas fotos para ampliar!

Sergio Peron

5 Comentários

  1. Pela descrição do ritual para elaboração do prato em apreço posso deduzir o seguinte:
    “quando a comida ficou pronta, o cozinheiro já estava”.
    Mas que ficou uma beleza ninguém discorda.

  2. Rangão, hein Peron? Parabéns pelo bom gosto! Não esqueça de preparar um assim qualquer dia desses e convidar o Prefeito Dita. Ele vai, podiscrê! (E quem não iria? Talvez só o PD e o Zeloso Multado da silva).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *