13

ALGO ERRADO

Já li o assunto em várias matérias de grandes jornais.

Ontem, o tema veio numa matéria do Fantástico – da Rede Globo – e causa asco: alunos que agridem professores (as) em plena sala de aula.

Além das agressões físicas, as agressões verbais são de toda ordem. Tenho evitado abordar assuntos que mexem com os meus conceitos sobre determinadas coisas: estupros, agressões contra a mulher, à criança (me refiro na concepção do termo e não de marmanjos) e idosos! Não posso ser pego em apologias e a abordagem é pessoalíssima.

Fujos de tais assuntos, evito-os porque me despertam instintos primitivos.

Me lembro de uma professora (D. Nélide Ferreira) – que ministrava aulas de matemática na admissão! Sim, no meu tempo para cursar o “ginasial” – havia uma espécie de vestibulinho – e era preciso ser aprovado na admissão. Um dia durante a aula – após flagrar alunos conversando (mais ou menos no meio da classe), D. Nélide não pensou duas vezes: deu de mão no apagador e mandou o “pombo sem asa” – acertando a testa de um aluno. Nenhuma reclamação e nem mais um pio! Haviam mais de 30 alunos na sala de aula.

Ao final da admissão – que durava um ano – todos fomos aprovados.

Ai de um aluno que ousasse chegar em casa e reclamar do professor (a). A “coça” com vara de “fedegoso” era certa.

Nota vermelha? Nem em sonho! Armas ou drogas nas escolas? Fruto da imaginação fértil de alguém!

Terror era ser mandato para a diretoria! Lá – usando um tubo da laquê a cada manhã, cabelo armadíssimo, batom vermelho, grandes colares em pedraria pendurados no pescoço, pulseiras – estava Dona Haydée Santareli Sant’Anna!

– Ela que me perdoe – onde estiver – mas lembra o senhor Richfield da família Dinossauro…

Quando a mulher dizia: – vá se explicando … – o mundo desabava, o sujeito tremia da cabeça aos pés e cinco minutos – se transformavam em horas intermináveis.

A escola era pública e ninguém (disse: ninguém) entrava na aula sem uniforme: camisa branca e bolso (com nome da escola) para todos. As meninas de saias azuis e os meninos de shorts azuis. Todos com sapatos pretos. Cantava o Hino Nacional perfilados, todos os dias. Era um orgulho desfilar no dia 7 de setembro. Em datas comemorativas (Dia do Índio, da Bandeira, Proclamação da República e eticétera), sempre executávamos atividades correlatas, fazíamos jograis. Orador numa comemoração? Era a consagração!!

– Perguntem para um aluno dos dias atuais, o que é um jogral??

Os professores (as) era tratados como deuses – e mereciam – porque nos ofertavam a luz do saber.

Hoje em dia, os pais vão à escola e cobram do professor a nota baixa do filho!! Registram boletins de ocorrências contra os professores e protegem os “bandidos mirins”. Isso quando não tiram satisfações, fazem ameaças e até promovem as agressões.

Há algo de errado nisso!

Os pais estão transferindo a educação para a escola! Enquanto isso, correm atrás do “ter” e não se dão conta de que os filhos, jamais conserguirão “ser”.

Pobre educação, pobre Brasil.

Sergio Peron

13 Comentários

  1. NÃO SEI ONDE VC ESTUDOU, PERON, MAIS QUEM NÃO SE LEMBRA:
    CARMEM PORTELA, ONÉLIA HORT, CARLA SCHREINER, SUELI LENZI, SÓ DE LEMBRAR ARREPIEIME, FORAM ALGUMAS COÇAS, NEM SEMPRE MERECIDAS, MAAIS TODAS LEVADAS EM CONTA, ATÉ AGRADEÇOAS.

  2. É o resultado do ECA.
    Muitos direitos, nenhuma obrigação.
    Na nossa época, na escola somente se ensinava.
    Educação vinha de casa.
    Atualmente, está tudo muito confuso.
    Sem contar que o salário de professor já deixou faz tempo, de ser atrativo.
    Muitos daqueles que tem o DOM de ensinar, não se motivam.
    Ficam os demais…sem demérito a ninguém, neste caso…
    Será que há uma intenção subliminar nisso tudo?
    Povo sem sabedoria e cultura, não incomoda ninguém.
    Vide Coreia do Norte.

  3. Está claro como água… querem destruir o Brasil, a civilização cristã… PRIMEIRO COM CAPITALISMO E AGORA COM O COMUNISMO !

    Assistam

    ALERTA AOS CRISTÃOS DO BRASIL

    http://www.youtube.com/watch?v=tFtaTk2e_Iw

    Este vídeo é um resumo da palestra. Tem um vídeo mais completo…

    Obs: Não sou Evangélico…

  4. Babylônia, andou bebendo em plena segunda-feira? Amanhã não é feriado não!
    Como assim “primeiro com o capitalismo e AGORA (?) com o COMUNISMO?
    Alguém já falou pra você que estamos em 2013, o Muro de Berlin caiu há 24 anos e a URSS deixou de existir em 1991? Só sobrou alguns coitados como Coréia do Norte e seu líder fã do Lao Tsé Tung e do K-mer Vermelho e a Ilha de Fidel e de seu irmão, ambos velhos chechelentos saudosistas da revolução de 1959?
    O COMUNISMO ACABOU CARA! Só sobraram escombros, estamos é tentando trilhar os caminhos do Capítalismo Humano, só que falta muito pra chegar lá.
    O Cristianismo NUNCA FOI TÃO RESPEITADO em toda a história, até quem não é Católico gostou do novo Papa Francisco, pessoa boníssima em todos os sentidos, então do que você está reclamando? Veja só a boa notícia, até já prenderam um desses pastores safados aí, o tal de Marcos Pereira, agora SÓ FALTA O RESTO DOS PILANTRAS…. e aí teremos um cristianismo mais autêntico mesmo, livre dessas pestes sugadoras de corpos e enganadoras de almas, não acha?

  5. A tua cabeça está uma desordem mesmo… Vc está provando não sabe o que é Capitalismo e nem Comunismo… Será que vc tem assinatura da Veja e da Folha de São Paulo ? Arnaldo Jabor é a tua fonte de análises políticas?

    Vc so apresentou o que a mídia oficial vomita todos os dias…

    Por isso Lula / Dilma / falecido Hugo sempre estavam lá pelas bandas de Cuba…

    “Capitalismo Humano” (?) kkkkkkkkkkkk

    “O Cristianismo NUNCA FOI TÃO RESPEITADO em toda a história” ?????????

    A Igreja amordaçada pelo PT – Pe PAULO RICARDO
    http://www.youtube.com/watch?v=CVzgPaxljt0

    E o desfile da Prada Gay em São Paulo denegrindo a imagens dos Santos da Igreja Católica ?

    Ta de piada, não é ?

    Sugiro estudar um pouquinho mais kkkk….. tudo que o Comunismo executou na década de 20 na antiga União Soviética o PT está tentando executar agora em 2013 aqui no Brasil… estão querendo tirar até o dia dos pais nas escolas para não chatear os filhos dos casais gay’s… e muito mais…

    Como tem Pastor “Brother’s, não é ?

    Vc no mínimo é um cara-de-pau…. se vc é pro-Brother não é novidade…

  6. Tirar o dia dos pais? Eles “adoram” ser homenageados, ainda mais que são dois! kkk…

    E o que você acha da atuação de Frei Leonardo Boff junto ao PT, Teologia da Libertação, etcs…?

    Quanto ao PT e à Dilma, desinformado é VOCÊ que IGNORA O FATO DE A PRESIDENTE DILMA ESTAR SENDO UMA ESPÉCIE DE ESTORVO PARA AS ALAS RADICAIS DO PT. PS: Não votei em Dilma, votei na Marina Silva, e no segundo turno em José Serra.
    Já ouviu falar no “massacre da praça da Paz Celestial” lá na China? Estertores do comunismo, depois daquilo a China ficou “menos pior”, ainda tem muito por fazer lá, mais ou menos como as porcarias de obras da cópula por aqui, mas estão avançando, você não acha?

  7. E antes que eu me esqueça de falar algo sobre a postagem do Peron, lá vai: preparem-se todos para PIORAR MUITO tudo isso antes de começarem a fazer alguma coisa! Num país que tolera 150 mortes por dia por ASSASSINATO e mais 200 por dia em ACIDENTES DE TRÂNSITO – a maioria evitáveis – o que dá uma média MUITO PIOR DO QUE PAÍSES QUE ESTÃO EM GUERRA, não temos muita esperança de ver alguma coisa melhorar espontaneamente. OU PRESSIONAMOS A PORCARIA DO CONGRESSO NACIONAL POR MELHORAS OU VAMOS TER DE CONTINUAR ENGOLINDO BARABARIDADES DIARIAMENTE, REZANDO PARA QUE NÃO SEJAMOS OS PRÓXIMOS A ENTRAR PARA ESTATÍSTICAS!
    Senhores Bigodão Henrique da Silveira, Mauro Mariani, Paulo Bauer, Bolinha Xôdini e tantos outros que SÃO NOSSOS REPRESENTANTES NAS DIFERENTES CASAS LEGISLATIVAS, TRATEM DE FAZER ALGUMA COISA MUTLEY!!! É PRA ONTEM! OU VÃO QUERER GANHAR NOVAS ELEIÇÕES SEM FAZER O QUE ESTÃO SENDO PAGOS PARA ISSO? POIS DE MIM NÃO TERÃO VOTOS OS QUE NÃO FOREM EFETIVAMENTE ATUANTES CONTRA A PALHAÇADA QUE IMPERA POR ESTE PAÍS AFORA!

  8. “Capitalismo Humano” (?) kkkkkkkkkkkk

    “O Cristianismo NUNCA FOI TÃO RESPEITADO em toda a história” ?????????

    Sobre o Frei Leonardo Boff ????

    http://www.youtube.com/watch?v=o_2EQBdVVwM

    Qual a diferença da ideologia dos Brother’s ?

    Nova Era ? Nova Ordem Mundial ? Uma so religião e um so governo… Olha a «teoria da conspiração» se revelando…

    “desinformado é VOCÊ que IGNORA O FATO DE A PRESIDENTE DILMA ESTAR SENDO UMA ESPÉCIE DE ESTORVO PARA AS ALAS RADICAIS DO PT. ”

    Quem faz parte “das alas” radicais do PT ?

    Vc vota ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Absurda ?

    “Capitalismo Humano” (?) kkkkkkkkkkkk

    “O Cristianismo NUNCA FOI TÃO RESPEITADO em toda a história” ?????????

    Vc perguntou sobre o Frei Leonardo e respondemos com um vídeo…

    Qualquer dúvidas possuímos vários vídeos desmascarando esse metido a Frei…

    Ele mesmo fala do Ecumenismo das religiões…. e o que pregam os filhos da viúva ?

    Estamos esperando vc apresentar “as alas radicais do PT”

  10. Pronto, mais uma vez o Brasil Babylonia conseguiu envolver os Brother´s num Post.
    Haja saco e paciência.
    Essa instituição ou Organização dos tais Brother´s deve mesmo ser muito poderosa.

  11. Ponto de Vista fora da Curva Demorei, mas achei algo para concordar com vc… “Muitos daqueles que tem o DOM de ensinar, não se motivam. Ficam os demais…sem demérito a ninguém, neste caso…” Falo como professora, ficarão (estão ficando) aqueles que não se encaixam em nenhuma outra função do mercado (digamos assim) e aqueles que por ventura escolheram esta profissão como primeira opção para sua vida profissional, ficam reféns (psicológicamente falando) de certos comentários como o da infeliz jornalista do OCP que generaliza os funcionários publicos e de alguns pais que acham que escola é depósito de filhos.
    Obrigada Peron, por me motivar a acreditar que não estou sozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *